A Pérola De Grande Valor

A Pérola De Grande Valor

A passagem da Palavra que vamos meditar está em Mateus 13, versículo 47, e o tema é “A Pérola de Grande Valor”. Diz assim a Palavra do Senhor:

“O reino dos céus é semelhante a um negociante que busca boas pérolas. Ao encontrar uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que tinha e a comprou.”

Meus irmãos, o Senhor Jesus estava falando de um homem que encontrou uma pérola especial, uma pérola única. Observem no texto que esse homem conhecia pérolas, lidava com elas todos os dias, mas ao ver aquela pérola, ele percebeu: “Esta é especial, esta é diferente, o valor dela excede o de todas as outras.” Ele vendeu tudo o que tinha para poder possuí-la. Foi assim conosco, foi assim com aqueles que hoje amam o Senhor Jesus. Jesus é a pérola de grande valor. No dia em que nós O sentimos, no dia em que vimos a Sua glória, percebemos que Ele é único, que não há outro igual, que Ele excede a todos os outros.

Veja, havia muitas pérolas, mas aquele homem percebeu que aquela era diferente. Há muitos deuses, mas no dia em que a nossa alma sentiu a presença do Senhor, no dia em que a nossa alma provou a Sua palavra, pudemos dizer: “Ele é diferente, o amor Dele é único, a voz Dele é única. Ninguém é capaz de abraçar a nossa alma como o Senhor é capaz.

Como A Pérola Se Forma – A Pérola De Grande Valor

Observem, irmãos, que assim como a pérola é formada e gerada no interior da ostra, assim Jesus foi gerado em nós. A pérola é gerada na profundidade das águas, não na superfície, não na areia da praia. Foi assim que Jesus foi gerado em nós: em experiências profundas, experiências que marcaram a nossa vida. Jesus não foi gerado na nossa alma por coincidências ou palavras bonitas e filosóficas. Foi algo profundo, assim como a pérola é formada no profundo das águas, no interior da ostra. Jesus também foi gerado no mais profundo do nosso ser. Ele não está simplesmente em um nome, em uma camiseta ou em um adesivo no vidro de um carro. A presença Dele foi gerada no profundo da nossa alma. Tal foi a profundidade que a nossa experiência com Ele foi capaz de mudar a nossa história e destino.

Meus irmãos, observem: a pérola é a consequência de uma luta interior. Ela é gerada no interior da ostra quando ela começa a lutar contra um corpo estranho que a incomoda e fere seus tecidos. Quando, no profundo das águas, a ostra se abre e um grão de areia, por exemplo, entra no seu interior, ela começa a ferir seu tecido. Na luta para se livrar desse incômodo, a ostra libera uma substância que vai envolvendo esse corpo estranho, e assim a pérola começa a formar-se. Essa substância se transforma em uma pérola preciosa, e é nessa luta interior que ela nasce.

A Luta Interior

Essa é a nossa história. Foi assim que Jesus nasceu na alma de cada um que aprendeu a amar esse Jesus maravilhoso. A presença Dele em nós é fruto de uma luta interior. Havia dentro de nós uma inquietação, algo que nos feria e perturbava. Foi lutando contra isso que encontramos Jesus. Foi lutando contra essa inquietação, essa falta de paz, que a presença de Jesus se estabelece no nosso interior, trazendo a maior alegria das nossas vidas.

A Luta Da Carne vs Espírito

Há uma luta interior porque há uma natureza humana que não quer servir ao Senhor, que se inclina para as coisas deste mundo. Mas há uma alma dentro de nós que anseia por Ele, que tem sede do Deus vivo. Foi nessa luta interior da carne contra o espírito que Jesus nasceu em nós, que Jesus foi gerado em nós. Quando a pérola se gera, o corpo estranho deixa de ferir o tecido da ostra. A substância neutraliza aquele grão de areia ou corpo estranho, e a pérola se forma.

Da mesma forma, Jesus trouxe descanso à nossa alma. Com o Seu poder e graça, Ele neutralizou a ação do pecado dentro de nós. Quando a pérola se forma, a ostra descansa. Quando Jesus nasceu em nós, a nossa alma teve descanso, porque aquilo que nos feria não nos fere mais. Jesus trouxe uma bênção para o nosso coração, a presença Dele enriqueceu o nosso interior.

Observem um detalhe interessante: a ostra não expulsa o corpo estranho, ele continua lá, mas neutralizado pela substância que forma a pérola. Quando aceitamos Jesus, quando abraçamos a fé, não deixamos de ser pecadores. Mas o Espírito Santo, essa substância que forma a pérola, neutralizou a ação do pecado dentro de nós. Continuamos pecadores, homens falhos, mas agora o poder do Espírito Santo neutraliza a ação do pecado que nos fere e nos mata, gerando Jesus em nós. Por isso, Paulo escreveu em Romanos 8 que o pecado habita em nossos membros, mas a pérola de grande valor neutralizou sua ação e hoje Jesus reina em nós, a graça reina em nossos corações.

O Grande Valor Do Servo De Deus – A Pérola De Grande Valor

Meus queridos irmãos, nós temos motivos para glorificar o Senhor. Meditar neste texto nos mostra que o valor não está na ostra, mas naquilo que se encontra dentro dela. Toda ostra é igual, mas aquela que tem uma pérola dentro passa a ser especial e valiosa. O valor não está em nós, homens que envelhecem e passam, mas no que o Senhor colocou dentro de nós: Jesus em nós, a esperança da glória. O grande valor que temos é a presença Dele na nossa alma.

Um dia, o apanhador de pérolas descerá à profundidade para buscar as ostras que têm em seu interior a pérola de grande valor. Quando Ele descer, levará essas pérolas para cima. Um dia, Jesus descerá do céu com Seus anjos para buscar as ostras que têm a pérola de grande valor. Ele levará aqueles que pertencem ao Senhor, Seus redimidos, e assim um dia subiremos com Ele. Não porque somos bons, mas porque Jesus nasceu em nós.

Queridos irmãos, esta é a palavra que o Senhor separou para este momento. Que essa palavra gere em nós gratidão e louvor, porque encontramos a pérola de grande valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress