Paulo Apóstolo vida e história na Bíblia

Paulo apóstolo, vida e história na Bíblia, significados, referências bíblicas e históricas, confira!

Paulo Significado

O nome Paulo significa “pequeno” ou “de baixa estatura”.

Paulo Apóstolo vida e história na Bíblia
Construção no tempo de Paulo Apóstolo, vida e história na Bíblia

Quem foi Saulo de Tarso?

Em primeiro lugar, Saulo de Tarso, também conhecido como Paulo, foi um importante apóstolo cristão e missionário que viveu no século I d.C.

Paulo é considerado uma das figuras mais influentes do cristianismo primitivo e suas cartas, que compõem a grande parte do Novo Testamento da Bíblia, foram fundamentais para o desenvolvimento da doutrina cristã.

Antes de se tornar cristão, Saulo era um fariseu judeu que perseguia os seguidores de Jesus. Ele estava presente na execução do primeiro mártir cristão, Estêvão, e era visto por sua hostilidade em relação aos cristãos.

No entanto, em uma viagem para Damasco, Saulo teve uma visão de Jesus ressuscitado que o transformou profundamente. Ele se converteu ao cristianismo e passou a pregar a mensagem de Jesus em várias partes do mundo conhecido.

Saulo mudou seu nome para Paulo e se tornou um dos mais importantes missionários cristãos da história. Ele manteve extensivamente, fundando comunidades cristãs em várias cidades do Mediterrâneo oriental e escrevendo cartas aos seus seguidores para instruí-los na fé cristã.

As cartas de Paulo, que formam a grande parte do Novo Testamento, incluem algumas das passagens mais importantes e influentes da Bíblia, como a descrição do amor em 1 Coríntios 13 e a explicação da salvação pela graça em Efésios 2:8-9.

A vida e o ministério de Paulo são vistos em vários livros do Novo Testamento, incluindo Atos dos Apóstolos e suas próprias cartas.

Saulo foi um israelita circuncidado da tribo de Benjamin, que falava aramaico. Além disso, Saulo foi herdeiro da tradição do farisaísmo, observador das exigências da Torá, e o mais evoluído no judaísmo. Saulo era o primeiro e o mais proeminente entre os judeus. Filipense capítulo 3 versículos 5 a 6 e Gálata capítulo 1 versículo 14.

Quem foi o apóstolo Paulo na bíblia?

Em suma, o apóstolo Paulo foi um grande apóstolo de Cristo, logo após seu encontro com Jesus ressuscitado no caminho para Damasco. Além disso, foi um dos maiores propagadores do cristianismo. Guiado pelo Espírito, foi escritor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de tudo isso, Paulo era conhecido como Saulo de Tarso, perseguidor dos discípulos de Jesus.

A Vida e História do Apóstolo Paulo Quando Criança

O apóstolo Paulo nasceu em Tarso, em uma região histórica da Cilícia, hoje um território da Turquia. Atos capítulo 21 versículo 39.

Quando Paulo era criança, ele viveu no meio da cultura grega, entre a educação e comércio. Paulo teve uma vida bastante comum nestes ambientes, até pelo menos sua adolescência, antes de ir para Jerusalém e ser educado por Gamaliel, livro dos Atos, capítulo 22, versículo 3.

Fatos Históricos importantes da Conversão de Paulo

Paulo estava convicto de que tinha visto o Senhor ressurreto; 1 Coríntios Capítulo 9 versículo 1.

Sua vida mudou drasticamente daquele dia em diante; livro dos Atos, capítulo 9 versículos de 3 a 8.

Em primeiro lugar, a resposta de Paulo à voz celestial indicou a mudança: “Senhor, que farei?”. Atos Capítulo 22 versículo 10.

Em segundo lugar, a mudança foi mostrada pela mensagem que Paulo começou a pregar nas sinagogas de Damasco. Atos Capítulo 9 versículos 1 a 2.

Em terceiro lugar, houve uma mudança no sentido da sua missão. Agora, o Apóstolo Paulo estava convicto de que havia sido chamado por Deus “para que pregasse Jesus ressuscitado entre os gentios” Gálata capítulo 1 versículo 16.

Por fim, houve uma mudança no próprio agora Apóstolo Paulo. Por exemplo, veja uma mudança no seu senso de valores. Filipense capítulo 3 versículos 7 a 14.

A Vida e História do Apóstolo Paulo Após sua Conversão

Depois da conversão de Paulo, ele passou um período de 8 a 10 anos na Síria e Cilícia. Além disso, estes foram anos de preparação para seu ministério que ficou conhecido como o “Paulo apóstolo dos gentios”.

Mais de 20 anos depois de sua conversão cristã, o Paulo Apóstolo dizia; “Eu sou fariseu, filho de fariseu! Na expectativa e ressurreição dos mortos sou julgado!” Atos capítulo 23 versículo 6. Mesmo depois desta afirmação, o Apóstolo Paulo declarou: “Sirvo ao Deus de nossos-pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas” Atos, capítulo 24, versículo 14.

Como Paulo herdou sua cidadania romana?

Em suma, Paulo herdou sua cidadania romana de seu pai; “Eu, na verdade, nasci (um cidadão)”. Além disso, o pai do apóstolo Paulo deve ter recebido cidadania por ter prestado algum serviço relevante ao governo romano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress