Cantares

O Caminho da Igreja em Direção ao Arrebatamento

Neste artigo, mergulharemos no caminho da Igreja em direção ao arrebatamento com os aspectos e marcadores proféticos encontrados no livro de Cantares de Salomão tendo seu significado na preparação da Igreja para o arrebatamento.

O assunto do arrebatamento da Igreja é uma temática que provoca grande interesse e debate entre os cristãos. Além disso, com os sinais e os marcadores proféticos atuais, confirma-se que este evento esteja à porta, e a preparação da Igreja desempenha um papel fundamental nessa expectativa.

Direção ao Arrebatamento
Direção ao Arrebatamento

Cantares 3:6 O Mistério do Deserto

No capítulo 3 de Cantares, deparamo-nos com uma intrigante pergunta: “Quem é esta que sobe do deserto…?” Ela é a Noiva do Senhor Jesus, a Igreja Fiel, preparada para o arrebatamento, ao ser a Igreja que emerge do deserto, deixando para trás o mundo… É um lugar árido e desafiador, onde a fé é testada e a dependência do Senhor se faz vital. Assim, quando a Igreja for arrebatada, estará atravessando esse deserto espiritual, confiando inteiramente na providência divina.

A Jornada em Direção Arrebatamento da Igreja Cantares 3:6

O versículo 6 de Cantares nos oferece uma imagem fascinante da Igreja que se prepara para o arrebatamento:

  • “Como colunas de fumo…” — A Presença do Espírito Santo — A descrição das colunas de fumo aponta para a influência do Espírito Santo na vida da Igreja. Portanto, ela é uma Igreja que busca incessantemente a comunhão e a orientação do Espírito Santo, guiando seus passos e iluminando seu caminho.
  • “… perfumada de mirra…” — Preservação Através do Sofrimento — A mirra, neste contexto, simboliza o sofrimento e a perseverança da Igreja. Ela enfrentará tribulações, assim como o povo de Deus no Pentecostes, mas será conhecida por sua resiliência e fidelidade, exalando um aroma agradável de devoção.
  • “… de incenso…” — O Poder da Oração — O incenso representa a oração. Além disso, a Igreja que se prepara para o arrebatamento é aquela que eleva incenso espiritual diante de Deus, sua fragrância subindo como preces agradáveis aos céus.
  • “… pós-aromáticos.” — Glorificação e Adoração — Os “pós-aromáticos” evocam a glorificação e a adoração. A Igreja que se prepara para o arrebatamento adora a Deus com fervor e alegria, reconhecendo Sua grandiosidade.

A Necessidade da Preparação Coletiva Cantares 3:7

No versículo 7, a “liteira de Salomão” cercada por sessenta valentes destaca a importância da preparação da Igreja como um corpo coletivo. O preparo não é apenas individual; envolve todo o Corpo de Cristo, uma jornada de união e fortalecimento mútuo.

Armas Espirituais Cantares 3:8

O versículo 8 descreve a Igreja como estando “armada de espadas”, habilidosa na guerra, com “sua espada à cinta” para enfrentar os “temores noturnos.” Essas imagens revelam:

A) “Armados de espadas” — A Palavra de Deus como Arma — As espadas simbolizam a Palavra de Deus, a doutrina que guia e protege a Igreja em sua jornada espiritual.

B) “Destros na guerra” — A Destreza Espiritual através da Prática — A destreza espiritual é adquirida por meio da prática constante da fé e do conhecimento da Palavra de Deus.

C) “Sua espada à cinta” — Firmeza na Doutrina — A Igreja deve permanecer firme na doutrina da Palavra, mantendo-a pronta para uso em momentos de desafio.

D) “Devido aos temores noturnos” — Luz na Escuridão Espiritual — A Palavra de Deus é nossa luz nas trevas espirituais, capacitando-nos a enfrentar os medos e desafios da jornada.

Breve Explicação do Caminho da Igreja em Direção ao Arrebatamento

Por fim, à luz de Cantares de Salomão, compreendemos que a preparação da Igreja para o arrebatamento é uma jornada espiritual profunda e coletiva. Ela deve depender do Espírito Santo, perseverar nas tribulações, elevar suas orações e adorar a Deus com fervor. Além disso, a Igreja deve estar armada com a Palavra de Deus para enfrentar os desafios espirituais que surgem durante a noite espiritual.

Que cada crente se esforce para fazer parte dessa Igreja preparada, pronta para encontrar o Noivo, Jesus Cristo, no dia do arrebatamento. Assim como Cantares de Salomão nos revela, essa jornada espiritual é um perfume celestial que nos conduz ao encontro celestial.

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Cantares Revela o Arrebatamento

No estudo bíblico desse livro estudaremos por que Cantares revela do arrebatamento, explorando os capítulos 1 a 6. Portanto, nosso estudo descobriu a conexão entre os ensinamentos deste livro e o preparo da Igreja para o arrebatamento, um tema de suma importância para os cristãos contemporâneos.

o Arrebatamento
O Arrebatamento

O Significado da Palavra Arrebatamento

O significado da palavra “arrebatamento” é geralmente associado com a passagem de 1 Tessalonicenses 4:17, onde a frase grega usada é “ἁρπαγησόμεθα” (harpagēsometha), que se traduz como “seremos arrebatados” ou “seremos pegos/levados”. Portanto, esta palavra deriva do verbo grego “ἁρπάζω” (harpazō), que significa “pegar”, “levar à força” ou “arrebatar”.

O Que é o Arrebatamento?

Em suma, o arrebatamento é um evento futuro profetizado na Bíblia, onde Jesus Cristo retornará para a buscar a sua igreja, tanto os mortos como os vivos, serão levados “arrebatados” ao encontro do Senhor nos ares. Além disso, este evento é visto como o cumprimento de promessas bíblicas e é frequentemente associado com o fim dos tempos.

A Mensagem Profética em Cantares Revela o Arrebatamento

  • Cantares 2:12 — Este versículo simboliza o despertar da Igreja, marcado pelo florescer dos dons espirituais. É uma alusão ao tempo de cantar que chega, correlacionando-se com os sinais descritos em Joel 2:28-31.
  • Cantares 2:13 — Aqui, a figueira representa os sinais proféticos relacionados a Israel. Além disso, a maturação dos figos e o aroma das vides em flor simbolizam o despertar e a prontidão espiritual.
  • Cantares 2:17 — Este versículo diz do anseio da Igreja pela volta de Jesus Cristo, visto as palavras ditas em Apocalipse 22:20, “Amém. Ora… Senhor Jesus.”
  • Cantares 5:2 — Representa os apelos finais para a igreja ouvir a voz do Amado, uma metáfora para Jesus Cristo batendo à porta dos corações.
  • Cantares 5:9 — Aborda a oposição do mundo, simbolizada pelo “deus deste século”, conforme II Coríntios 4:4.
  • Cantares 6:12 — Este versículo ilustra o momento do Arrebatamento, um evento súbito e transformador para os crentes.

Preparação para o Arrebatamento em Cantares 3:9-10

O Livro de Cantares, especialmente nos versículos 3:9 e 10, usa metáforas para descrever como a Igreja deve se preparar para o arrebatamento. Além disso, o “palanquim de madeira do Líbano” simboliza a Igreja gentílica, as “colunas de prata” representam a redenção, o “estrado de ouro” indica poder, o “assento de púrpura” remete à realeza e ao sangue de Jesus, e o “interior revestido de amor” reflete o revestimento do Espírito Santo.

Explicação do Livro de Cantares 2-12

Cantares 2:12, em paralelo com Mateus 25:6. Em suma, este paralelo enfatiza que a Igreja, equipada com dons espirituais (as flores), deve estar atenta à voz do Espírito Santo (a voz da rola) e pronta para sair ao encontro de Jesus, seu Noivo.

Por fim, o estudo do Livro de Cantares, em seu contexto profético e aplicação para os dias atuais, oferece percepções valiosos sobre como a Igreja deve se preparar para o arrebatamento. Além disso, essas lições são cruciais para todos os fiéis, independentemente da idade, e reforçam a necessidade de estar espiritualmente alerta e pronto para o retorno de Cristo.

Convidamos todos a refletir sobre estas lições e a continuar explorando as riquezas da Palavra de Deus em nossos estudos bíblicos futuros. Que este entendimento nos guie e nos prepare para os tempos que virão.

Nota do Editor: Este artigo foi elaborado com base no Livro de Cantares e sua relação com o preparo da Igreja para o arrebatamento.

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A Trindade Em Cantares de Salomão

Este artigo tem em vista explorar os aspectos e marcadores proféticos, da trindade, especialmente nos capítulos 1 e 2 de Cantares de Salomão, traçando um paralelo com os acontecimentos atuais e a preparação espiritual necessária.

Em um mundo cada vez mais complexo e sonoro, a interpretação das Escrituras assume um papel vital na compreensão da fé e dos eventos espirituais. O Livro de Cantares de Salomão, embora muitas vezes visto como uma obra poética e romântica, oferece opiniões profundos sobre o preparo da Igreja para o arrebatamento.

Trindade em Cantares
Trindade em Cantares

A Trindade em Cantares de Salomão Uma Perspectiva Única

O primeiro capítulo de Cantares de Salomão oferece uma perspectiva única sobre Trindade. Além disso, identificamos o Pai (“O Rei me dinâmica” — verso 4), o Filho (“Onde apascentas o teu rebanho” — verso 7), e o Espírito Santo (“Unguento derramado” — verso 3). Essa representação trinitária é fundamental para compreender a relação entre Deus e a Igreja no contexto do arrebatamento.

As Metáforas da Salvação em Cantares 2:10-12

O segundo capítulo nos leva a uma profunda reflexão sobre a salvação. Além disso, os versos 10 a 12 ilustram três aspectos cruciais: a salvação como um caminho a seguir (“Levanta-te e vem”), a transformação da vida (“Eis que passou o inverno”), e a alegria proporcionada pelo Espírito Santo (“O tempo de cantar chega”). Esses elementos são essenciais na jornada de preparação da Igreja para o encontro com Cristo.

Santificação a Beleza do Lírio entre Espinhos

A expressão “… qual lírio entre os espinhos” em Cantares 2:2 é uma metáfora poderosa da santificação. Portanto, a Igreja é chamada a se distinguir, como um lírio puro e belo em meio a um mundo de espinhos, simbolizando os desafios e tentações. Este conceito ressalta a importância da pureza e dedicação espiritual no preparo para o arrebatamento.

Jesus, o Único Salvador Ligação entre Cantares e 1 Timóteo

Ao compararmos Cantares 2:3 com 1 Timóteo 2:5, fica evidente o destaque de Jesus como o único Salvador. Contudo, este reconhecimento é crucial para a Igreja, enfatizando a centralidade de Cristo no plano de salvação e no arrebatamento.

O Anseio pela Volta de Cristo

Em suma, para crianças, intermediários e adolescentes, a expressão “volta amado meu” em Cantares 2:17, em harmonia com Apocalipse 22:20, ensina sobre o profundo desejo da Igreja pela volta de Cristo. Esta esperança é um elemento central da fé cristã, encorajando a religião de todas as idades a permanecerem vigilantes e preparados.

O Livro de Cantares de Salomão, embora muitas vezes interpretado em um contexto romântico, revela verdades profundas sobre o preparo da Igreja para o arrebatamento. Por fim, a compreensão desses aspectos e marcadores proféticos nos ajuda a estar espiritualmente pronto para o grande dia. Através da santificação, reconhecimento de Cristo como Salvador e anseio por Sua volta, a Igreja se prepara para um dos eventos mais esperados da fé cristã.

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O Arrebatamento Em Cantares

Neste artigo, exploraremos alguns trechos dos capítulos 1 e 2 que fala do arrebatamento em Cantares de Salomão e revelam marcadores proféticos.

O livro de Cantares de Salomão apresenta uma fonte rica de metáforas e imagens poéticas que as pessoas interpretam de várias maneiras ao longo da história da fé cristã. Uma das interpretações mais fascinantes e relevantes para nossos dias é a conexão entre Cantares de Salomão e o preparo da Igreja para o arrebatamento.

Cantares 2:2-6 A Igreja como o Lírio entre os Espinhos

No versículo 2 de Cantares 2, encontramos a descrição da Igreja como “Qual o lírio entre os espinhos.” Essa metáfora ilustra a posição da Igreja no mundo, destacando-se pela sua santificação e pureza. Assim como o lírio brilha entre os espinhos, a Igreja deve brilhar com a luz de Cristo em um mundo cheio de desafios espirituais.

Cantares 2:4 O Amor de Deus como Destaque na Igreja

O versículo 4 de Cantares 2 revela a ação do Noivo, representado por Jesus, ao levar a Noiva, a Igreja, à “sala do banquete”. Esse ato profético simboliza a comunhão íntima entre Cristo e Sua Igreja, destacando que o amor de Deus, manifestado através do Espírito Santo, é o que se destaca na vida da Igreja fiel.

Cantares 2:10-12 O Apelo do Noivo à Prontidão da Noiva

Nos versículos 10 a 12, encontramos o apelo do Noivo (Jesus) para que a Noiva (Igreja) esteja pronta para o arrebatamento. Jesus diz: “Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem”. Essa passagem profética ressalta a importância de estarmos preparados espiritualmente para o grande evento do arrebatamento, registrando os sinais dos tempos e a estação espiritual.

Cantares 2:11-12 O Tempo da “Primavera Espiritual” O Arrebatamento Em Cantares

Nesses versículos, é revelado que o inverno da frieza espiritual passou, as lutas e provas cessaram, e agora as flores dos dons espirituais apareceram na igreja. É um tempo de cantar com alegria pelo encontro com o Senhor Jesus. Contudo, a Igreja fiel ouve a voz do Senhor e se prepara espiritualmente para a primavera espiritual que está se manifestando.

Cantares 2:10, 13, 17 Os Apelos para o “VEM” Profético

Nos versículos 10, 13 e 17, encontramos três apelos que apontam, profeticamente, para nossos dias relacionados ao “VEM”. Além disso, o Noivo (Igreja) faz o primeiro apelo à Noiva, a Noiva faz o segundo apelo ao Noivo, e a Noiva também faz o terceiro apelo ao Noivo, criando uma sincronia espiritual e um desejo mútuo de encontro.

Comparação com Apocalipse 22:17 O Arrebatamento Em Cantares

Em suma, ao compararmos esses apelos com Apocalipse 22:17, podemos notar uma diferença significativa. Nos apelos de Cantares, observamos o Noivo e a Noiva chamando reciprocamente, enquanto em Apocalipse 22:17, o Espírito Santo e a Igreja fazem o apelo em conjunto. Portanto, isso ressalta a complexidade e a profundidade da relação entre Cristo e Sua Igreja nos eventos finais.

Cantares 2:3 Descansando à Sombra do Noivo O Arrebatamento Em Cantares

No verso 3 de Cantares 2, encontramos a imagem da Noiva desejando descansar à sombra do Noivo. Isso reflete o anseio da Igreja por comunhão e intimidade com Cristo, pois os frutos do Espírito Santo são perfeitos para a Igreja, conforto de refrigério espiritual.

Por fim, a leitura atenta de Cantares de Salomão revela marcadores proféticos e aspectos do preparo da Igreja para o arrebatamento. Assim como a Noiva anseia pelo encontro com o Noivo, a Igreja deve buscar uma comunhão profunda com Cristo, estar atenta aos sinais dos tempos e se preparar espiritualmente para esse momento glorioso. Que esperamos, como a Noiva de Cantares, responder ao apelo do Noivo e estar pronto para o encontro final com o nosso Senhor Jesus Cristo.

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Figuras Proféticas de Jesus em Cantares

Figuras proféticas de Jesus em Cantares. O preparo da Igreja para o arrebatamento, uma conexão profética nos Cantares de Salomão.

Figuras Proféticas de Jesus em Cantares
Figuras Proféticas de Jesus em Cantares

Acima de tudo, os livros proféticos da bíblia estão repletos de mensagens e metáforas que nos ajudam a entender o plano divino de Deus para a humanidade. Além disso, um desses tesouros proféticos é encontrado nos Cantares de Salomão, especificamente nos capítulos 1 a 4. Portanto, neste artigo, exploremos como os aspectos e marcadores proféticos presentes nesses versículos se cumpriram nos nossos dias, especialmente no que se refere ao preparo da Igreja para o arrebatamento.

O Diálogo Profético entre o Noivo e a Noiva

Em suma, o livro de Cantares nos apresenta um diálogo poético e profético entre o Noivo e a Noiva, que, profeticamente falando, representa o Senhor Jesus e a Igreja Fiel. Portanto, identifiquemos algumas das figuras proféticas do Filho de Deus encontradas nos Cantares, destacando suas características:

O Sol da Justiça, A Figuras Proféticas de Jesus em Cantares

Em primeiro lugar, no capítulo 1, verso 6, encontramos uma referência ao “sol resplandecendo sobre mim”, o que nos faz lembrar de Malaquias 4:2, que identifica o “Sol da Justiça” como Jesus Cristo. Isso indica que Jesus é a fonte de luz e justiça para a Igreja.

O Bom Pastor, Jesus em Cantares

Já no capítulo 1, verso 7, é mencionado “o lugar onde apascentas o teu rebanho”. Essa imagem nos lembra que Jesus é o Bom Pastor que cuida e guia suas ovelhas, conforme declarado em João 10:11.

Rei dos Reis Figuras Proféticas de Jesus em Cantares

No capítulo 1, verso 12, o texto fala sobre “o rei assentado à sua mesa”. Jesus é o Rei dos Reis, como profetizado em Apocalipse 19:16, e Ele convida a sua Noiva para compartilhar da Sua mesa.

Onisciente Jesus em Cantares

Cantares 2:9 menciona “Aquele que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas”. Contudo, isso nos lembra que Jesus é onisciente, conhecendo cada detalhe de nossas vidas, até mesmo o que está oculto.

Aquele que Batiza com o Espírito Santo

Cantares 1:3 fala de “seu nome como unguento derramado”. Isso nos faz lembrar de João 1:33, onde Jesus é identificado como Aquele que batiza com o Espírito Santo.

Jesus como Deus (Eu Sou)

No capítulo 2, verso 1, encontramos a afirmação “EU sou a rosa de Sarom”. Essa declaração ecoa o “Eu Sou” usado por Jesus para se identificar em João 8:58, revelando Sua divindade.

O Reconhecimento do Sacrifício de Jesus

No capítulo 1, verso 13, a Noiva (representando a Igreja) reconhece o sacrifício de Jesus de uma maneira profética, descrevendo-O como “um ramalhete de mirra”. A mirra, quando esmagada, exala um perfume agradável. Da mesma forma, Jesus, em Sua morte e sofrimento na cruz, exalou o perfume do Espírito Santo para Sua Igreja, proporcionando salvação e perdão.

O Compromisso de Jesus com Sua Igreja Amada

Em suma, no capítulo 4, verso 6, o Noivo (Senhor Jesus) se compromete profeticamente a descer ao “monte da mirra” e ao “outeiro do incenso”. Além disso, isso simboliza sua disposição em sofrer e morrer por amor à Sua Igreja. Portanto, o “outeiro do incenso” representa Sua adoração ao Pai, e Sua ressurreição é simbolizada pelo incenso elevado a Deus.

Por fim, os Cantares de Salomão oferecem uma visão profética profunda do relacionamento entre Jesus e sua Igreja, destacando Sua natureza divina, seu papel como Salvador e Sua disposição em sacrificar-se por aqueles que o amam. Além disso, a medida que nos preparamos para o arrebatamento, esses ensinamentos nos lembram da importância de conhecer e seguir o Noivo, confiando na Sua justiça, amor e graça. Que possamos estar prontos para o grande dia em que a Noiva se unirá ao Noivo nos céus, cumprindo assim as promessas proféticas contidas nos Cantares de Salomão.

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O preparo da Igreja Cantares

O livro de Cantares de Salomão é uma obra notável na bíblia, frequentemente associada à poesia e ao amor, nesse contexto encontramos o preparo da igreja. No entanto, além de sua beleza lírica, este livro contém mensagens profundas, com relevância profética para os tempos atuais.

O preparo da Igreja Cantares
O preparo da Igreja Cantares

Neste artigo, exploraremos o livro de Cantares em busca do preparo da Igreja para o arrebatamento, examinando passagens-chave que oferecem orientação e entendimento sobre esse importante evento escatológico.

A Natureza do Livro de Cantares para o preparo da Igreja

O nome significativo: “Cântico dos Cânticos” o próprio nome do livro, “Cântico dos Cânticos”, nos sugere que estamos lidando com algo de valor supremo. Isso nos lembra que estamos mergulhando na poesia mais sublime e profunda sobre o amor divino.

Os personagens principais, por exemplo, o Noivo e a Noiva, no decorrer de Cantares, encontramos dois personagens centrais como o Noivo, frequentemente identificado como Jesus Cristo, e a Noiva, que representa a Igreja. Além disso, esses personagens são fundamentais para nossa compreensão das implicações proféticas do livro.

A Comunhão Íntima entre o Noivo e a Noiva

Cantares 1:2 — a comunhão pessoal. “Que ele me agracie com os beijos… o sabor do vinho.” (Cantares 1:2). Além disso, nesse verso, a Noiva expressa o desejo de um relacionamento íntimo com o Noivo, representando a proximidade que a Igreja anseia com Cristo. Portanto, isso nos faz refletir sobre a comunhão profunda que a Igreja experimentará durante o arrebatamento, quando estiver unida com Cristo de maneira íntima.

O Arrebatamento e a Igreja Fiel

Em Cantares 1:4 — o anseio pela presença do noivo. “Leva-me tu, correremos após ti. Além disso, o rei me dinâmica nas suas recâmaras: em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho: os retos te amamos.” (Cantares 1:4). Este verso revela o anseio profundo da Noiva (a Igreja) de ser levada pelo Noivo (Jesus) e estar com Ele. Isso reflete o ensino bíblico sobre o arrebatamento, onde a Igreja é arrebatada para estar com Cristo.

O Culto e a Preservação Espiritual

Cantares 1:12 — A Importância do Culto e da Preservação Espiritual “Enquanto o rei está assentado à sua mesa, dá o meu nardo o seu cheiro.” — Cantares 1:12. Este versículo destaca o culto como um meio de preservação da vida espiritual da Igreja. Assim como o perfume se espalha na presença do rei, nosso entusiasmo e busca pela presença de Deus preservam nossa espiritualidade.

O preparo da Igreja e a Alegria na Presença do Senhor

Em suma, a comparação com Salmos 122:1,9 — alegria de estar na casa do Senhor “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122:1) “Em busca do teu bem, pelo lar do Senhor, nosso Deus.” (Salmos 122:9). Tanto em Cantares quanto em Salmos, encontramos alegria na presença do Senhor e na busca pelo bem de Sua casa. Essa alegria é uma parte fundamental da vida da Igreja, que se intensificará quando ela estiver com o Noivo no arrebatamento.

O livro de Cantares de Salomão, apesar de sua aparente simplicidade poética, contém mensagens profundas e proféticas sobre o relacionamento entre a Igreja e Cristo, o Noivo. Através de seus versos, podemos entender melhor o arrebatamento e o papel da Igreja Fiel nesse evento escatológico. À medida que nos preparamos para o arrebatamento, devemos buscar uma comunhão mais profunda com Cristo, valorizar o culto e a preservação espiritual, e encontrar alegria na presença do Senhor, tanto agora quanto na eternidade.

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A Noite Profética em Cantares de Salomão 3

A noite profética no livro de Cantares de Salomão versículo 3 revela os aspectos proféticos nas escrituras.

A Noite Profética em Cantares de Salomão 3
Noite Profética em Cantares de Salomão 3

Uma Profecia à Luz das Escrituras

Acima de tudo, no vasto panorama das escrituras sagradas, a busca por sinais e marcadores proféticos é uma empreitada haver muito intriga os estudiosos da fé. Além disso, neste artigo, mergulhamos na complexa tapeçaria do livro de Cantares de Salomão, descobrindo conexões profundas e proféticas que ressoam em nossos dias.

A Noite Profética em Cantares de Salomão 3

Nos capítulos de Cantares, um elemento crucial se destaca como a palavra-chave para expressar o momento profético que vivenciamos: “noite”. Nesse cenário, exploramos o versículo de Cantares 3:1 e sua conexão com as escrituras. Portanto, nesse contexto veremos várias referências bíblicas na palavra de Deus.

A Parábola das Dez Virgens na Noite Profética em Cantares de Salomão 3

Para iluminar ainda mais o momento profético da “noite” na Igreja, voltamos nossa atenção para a Parábola das Dez Virgens em Mateus 25:1-13, que traz um momento importantes sobre a preparação espiritual necessária para esse momento da noite espiritualmente. Além disso, diante deste contexto singular, as dez virgens aguardavam ansiosamente pelo noivo durante a escuridão da noite, exigindo delas total prontidão e preparo para o encontro.

O Encontro Desejado com o Noivo na Noite Profética

A busca incansável da alma apaixonada encontra seu propósito na posição que o Senhor Jesus deseja encontrar Sua Igreja fiel nesse contexto “erguida em pé”. Portanto, em Cantares 3:2 nos encaminha a essa revelação, enquanto Isaías 55:6 ressoa como um chamado urgente à busca contínua do Senhor.

A Noite Profética Cantares de Salomão Ensina não Confiar nos Guardas

No trecho de Cantares 3:3-4, a Noiva (representando a Igreja) se depara com uma revelação de extrema importância: a confiança nos guardas da cidade revelou-se reveladora, e foi somente ao afastar-se daqueles que ela encontrou o seu Amado, simbolizando Jesus. Portanto, essa passagem profundamente significativa lança luz sobre a nossa dependência inabalável em confiar em Deus.

A Noiva Perfumada e Glorificada

Cantares 3:6 descreve o Noivo (Jesus) vindo ao encontro da Noiva (Igreja Fiel) no dia do arrebatamento. Esta passagem oferece uma aplicação profética intrigante, conectando elementos como o deserto, colunas de fumaça, mirra, incenso e pós-aromáticos com a igreja atual. Ou seja, durante o período profético da “noite”, o Pai (Deus) conferiu generosamente todos esses atributos ao Amor (Espirito Santo), que os destinou à Amada (a Igreja), como parte do preparo para o encontro com o Noivo (Jesus).

A Liteira de Salomão

Em Cantares de Salomão 3:7, descobriu que o Espírito Santo recebeu a Noiva (Igreja) e a conduziu na liteira. Analisamos a profunda simbologia dessa imagem, relacionando-a à jornada espiritual da Amada (a Igreja).

O Carro Profético de Cantares

Em suma, o carro descrito em Cantares de Salomão 3:9-10, feito de madeira do Líbano, com colunas de prata, estrado de ouro e assento de púrpura, revela uma visão profética da redenção pelo poder do sangue de Jesus. Analisamos minuciosamente cada faceta desse veículo celestial, desvelando suas significativas dimensões como símbolos proféticos dos gentios, da redenção, do poder e o simbolismo do precioso sangue de Jesus.

A Companhia de Elias

Finalmente, comparamos Cantares 6:12, que descreve como a Igreja Fiel será arrebatada, com o arrebatamento do profeta Elias em 2 Reis 2:11. Descobrimos paralelos notáveis ​​entre esses eventos, destacando a preparação divina para a jornada celestial.

Neste mergulho nas profundezas do livro de Cantares de Salomão, somos lembrados da riqueza das Escrituras e das conexões proféticas que moldam nossa fé. À medida que contemplamos essas revelações, somos desafiados a viver com expectativa e preparação espiritual, ansiosos pelo encontro com Amado Noivo, Jesus Cristo, quando a Igreja Fiel será arrebatada para a eternidade.

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Guardas na Bíblia Cantares 5

Contexto histórico dos guardas da cidade na bíblia, livro de Cantares 5 na bíblia, história, significado, características, e suas relação na bíblia.

Guardas na Bíblia Cantares 5
Guardas na Bíblia Cantares 5

Primeiros contextos de guardas da cidade na bíblia

1 – Guardas da cidade na bíblia no termo hebraico mishmar.

Em primeiro lugar, no livro de Neemias mostra o termo “guarda” para vigiar Sambalate, Neemias capítulo 4 versículos 9 e Neemias capítulo 7, 3. Além disso, no livro de Jó capítulo 7 versículo 12 e Jeremias capítulo 51 versículo 12 mostra esse mesmo termo.

2 – Guardas da cidade na bíblia no termo hebraico mishmeret.

Em segundo lugar, guarda no hebraico “mishmeret” são pessoas específicas escolhidas para guardar o jovem rei Joás em 2 Reis capítulo 11 versículo 5. Outros textos 2 Crônicas capítulo 23 versículos 4, 6, também em Neemias capítulo 7 versículo 3, Neemias 12. 24. Além disso, encontra-se no livro de Habacuque, capítulo 2, quando ele se colocou na posição de guarda para esperar e ouvir o Senhor.

3 – Guardas na bíblia no termo hebraico Shomrah.

Em terceiro lugar, o salmista orou para o Senhor pôr uma guarda à sua boca, livro dos Salmos, capítulo 141, versículo 3.

4 — Guarda da cidade na bíblia no termo grego eoustodia.

Em suma, um guarda de soldados. Por exemplo, um guarda ou escolta escolhida por Pilatos para acompanhar aqueles que selaram a pedra da sepultura do Senhor Jesus em Mateus capítulo 27 versículos 65 e 66, outro exemplo, Mateus capítulo 28 versículo 11.

Segundo Contexto de Guardas na Bíblia Aqui Entra o Termo de Cantares 5

No contexto de guardas responsáveis pela proteção ou uma grande variedade de coisas do reinado do rei, ou reino.

Versiculo bíblico de Cantares 5
Versículo bíblico de Cantares 5

Guardas da Cidade na Bíblia Cantares 5 Responsabilidades ou uma Função

  • Pastor de ovelhas (Gênesis 4. 2, 46, 32, 34 | Gênesis 47. 3, 6 | 1 Samuel 11. 5 | 1 Samuel 17. 20 | 1 Samuel 21. 7).
  • Lavrador de um campo (Jeremias 4. 17).
  • Vinhas (Cantares 1. 6 | Cantares 8. 11 | Isaías 27. 3).
  • Pomares (Provérbios 27. 18).

Em suma, neste ponto de “função” podemos destacar os guardas que rondavam a cidade no livro de Cantares capítulo 5 verso 7, onde a noiva foi encontrada por eles.

Quem era os Guardas da Cidade no Livro de Cantares capítulo 5?

Os guardas são todos os que na história da bíblia tinham funções de guarda ou proteger itens do rei, ou do reinado do rei, tendo que prestar contas ao rei por baixas e por condutas erradas.

Guardas da cidade no contexto de Cantares 5

Um guarda, com a confiança pública para:

  • Guardar portas e entradas (2 Reis 22. 4 | 2 Reis 23. 4).
  • Portões (1 Crônicas 9. 19 | Neemias 3. 29).
  • Muros (Cantares 5. 7).
  • Prisões (Gênesis 39. 21, 23 | Atos 5. 23 | Atos 12. 6, 19).
  • Uma casa (Eclesiastes 12. 3).
  • Mulheres (Ester 2.3).

A ênfase aqui é à proteção, por exemplo: Caim negou a responsabilidade por seu irmão declarando: “Sou eu guardador do meu irmão?” Gênesis capítulo 4 versículo 9.

Guardas no contexto de homens ou grupo de homens que protegia uma pessoa importante ou um objeto em especial

Em hebraico “mishma‘at”: “Guarda-costas” — Grupo de homens ligado a outra pessoa por obediência — Por exemplo, Davi foi um comandante de guarda-costas no reinado de Saul, 1 Samuel, capítulo 22, versículo 14. Por exemplo, o grande, Benaia, o comandante do grupo sob o comando de Davi 2 Samuel, capítulo 23, versículo 23.

Em suma, no hebraico “rasim”: “Guardas” — Grupo de corredores ou acompanhantes reais para Absalão (2 Samuel capítulo 15 versículo1). Por exemplo, Adonias (1 Reis capítulo I versículo 5). Exemplo peculiar na história, o guarda-costa do rei não apenas protegia, mas também executava seus desejos. (1 Samuel 22. 17 | 1 Reis 14. 27 | 2 Reis 10. 25).

Em Hebraico “mishmar” (Gênesis, capítulo 40, versículo 3), homem que estava em guarda de “cadeia ou prisão” (Neemias, capítulo 4 versículos 22, 23) e também um guarda ou vigia aguardando ordens, por exemplo (Ezequiel capítulo 38 versículo 7).

Por fim, no hebraico “tabbah” (guarda ou “carrasco”, executor), exclusivamente de não-israelitas, o egípcio que estava acima de José (Potifar) (Gênesis, capítulo 37, versículo 36), de Nebuzaradã (2 Reis capítulo 25 versículo 8). No Novo Testamento, por exemplo, há versões que trazem o termo “guarda” ao invés de “vigia” em Mateus capítulos 27 versículos 65 e 66 | Mateus capítulo 28 versículo 11, e “executor” em Marcos capítulo 6 versículo 27.

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Entranhas no Livro de Cantares na Bíblia

Entranhas no livro de Cantares na bíblia, história, significado, características, e relação na bíblia.

Em primeiro lugar, a palavra “ENTRANHAS” é uma correta tradução de vários termos no hebraico bíblico. Além disso, seu significado literal está descrito em 2 Samuel, capítulo 20, versículo 10 e em Atos, capítulo 1 versículo 18. Em segundo lugar, podemos observar na bíblia que essa palavra refere à capacidade de reprodução do homem em 2 Samuel capítulo 7 versículo 12 e Isaías capítulo 48 versículo 19.

Em Catares, capítulo 5 versículo 4, demostra a palavra entranhas como o centro das emoções da noiva, isso equivale ao coração na literatura ocidental.

Entranhas no livro de Cantares na Bíblia
livro de Cantares na Bíblia

5 Maneiras para Indicar Emoção na Questão Entranhas

  • (1) tema misericórdia (Lucas 1.78; Felipenses 1.8; 2,1).
  • (2) afeições (2 Colossenses 6.12; 7.15).
  • (3) coração compassivo (Colossenses 3,12).
  • (4) coração (Filemon 7.12).
  • (5) compaixão (1 João 3.17).

Provavelmente, as entranhas eram vistas como o centro das emoções devido à reação do estômago a uma provocação. Embora “coração”
seja uma palavra mais poética que “entranhas ou intestinos”, ela não é mais usada nos nossos dias.

Entranhas no Livro de Jeremias

A palavra entranhas era usada primeiramente nos livros poéticos e em Jeremias. Além disso, em alguns casos as entranhas se referem aos rins, figurativamente, ao interior, às partes secretas e aos sentimentos da alma do homem.

No Novo Testamento a palavra entranhas aparece na bíblia em Apocalipse capítulo 2 versículo 23 como “mente”.

O termo “entranhas” era mais visto no Antigo Testamento dando uma ideia de emoções, e não de uma expressão do que levar ao “coração”.

Funções Emocionais Ligados a Entranhas

As funções emocionais eram, às vezes, atribuídas a certos órgãos humanos. O coração, por exemplo, era considerado o centro do pensamento e da vontade do homem, descrita em Ezequiel capítulo 18, versículo 31 relata esta questão na bíblia.

A exibição da palavra “entranhas de misericórdias” por exemplo, em Colossenses capítulo 3 versículo 12 enfatiza a relação entre as palavras “alma” e soma com a palavra “corpo”, o que se confirma em nossos dias pela pesquisa psicossomática.

Figado e Entranhas na Bíblia

O fígado era considerado o órgão mais importante no costume pagão da adivinhação através das entranhas. Além disso, ele faz relação a um príncipe pagão, exemplo em Ezequiel capítulo 21 versículo 21.

Em suma, na bíblia, quando Pedro falou: “Ora, este adquiriu… e todas as suas entranhas se derramaram” descrito em Atos dos Apóstolos, capítulo 1 versículos 18, também descrito nos dois relatos de Mateus e Atos.

Por fim, oo Antigo Testamento, este termo pode representar “o ventre”, referindo-se, à compaixão materna descrita em 1 Reis capítulo 3 versículo 26, “entranhas”, ou força permanente descrita em Salmos capítulos 59 e versículos 16; 62,12; 144.2.

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Cantares 2.8 A Volta De Jesus

Cantares 2.8 a volta de Jesus, mensagem, pregação, palavra e estudo da bíblia.

Livro de Cantares 2:8 “Esta é a voz do meu noivo; ei-lo aí, pulando sobre os outeiros, saltando sobre os montes”.

Cantares 2.8 A Volta De Jesus
A Volta De Jesus

Versículo do Capítulo 2 de Cantares

A promessa aguardada pela noiva de cristo, além de comprovada pelos sinais dos nossos dias, é exposta também na Palavra de Deus, que expressa muito bem como será esse grande momento. Então vivemos a Sua Palavra, e o Espírito Santo nos testifica que JESUS VOLTARÁ!

Desenvolvimento

Mensagem Cantares Esta é a Voz do Meu Amado

Em suma, a cada adversidade e evento que acontece no mundo como sinal, a igreja (noiva) sabe que a volta do Senhor Jesus nas nuvens se aproxima e como escutar a voz do amado ecoando. Enquanto o mundo está perdido, a noiva ouve o som da sua voz, “a voz do seu amado” (João 10:27).

Cantares 2.8 — Ei-lo aí — Jesus

É o olhar de fé da noiva que vê o noivo. Além disso, a noiva esta no apascentar dos rebanhos, “nas pisadas das ovelhas” (Cantares 1:7-8) do noivo e não vê os problemas do mundo. A igreja (noiva) vê o Senhor (noivo) saltando sobre os montes, vencendo os obstáculos do mundo. Acima de tudo, quando as lutas, enfermidade, dificuldades financeiras se levantam, como um outeiro, a noiva o vê saltando e vencendo e diz: “Ei-lo aí”.

Jesus está voltando! Ou seja, a promessa da sua volta está acima de todas as nossas lutas e sofrimento. Além disso, a noiva que estar “assentada na sombra do noivo” (Cantares 2.3), o vê saltando e vencendo o mundo externo. Enxergamos que a volta de Jesus está breve.

Saltando e Pulando

Saltando, pulando, fala do tempo, da pressa que o noivo vem. Cada salto e pulo é o mistério do anúncio de um determinado tempo da sua volta. O Senhor (noivo) tem pressa em vir buscar a sua noiva.

Cantares 2.8 — Montes e outeiros

  • Montes — Grandes elevações, obstáculos.
  • Outeiros — Pequenas elevações, obstáculo.

Tanto os montes quanto os outeiros são as dificuldades perto do nosso desejo de estar com o nosso Salvador?

Independentes de serem grandes ou pequenos os obstáculos, se estamos num bom ou mau momento, o noivo vem, saltando e pulando vencendo nossas dificuldades. A fé e a comunhão da noiva devem estar preservadas, tudo o noivo dá a noiva todos os recursos necessários para vencer (Zacarias 4:7).

Cantares 2.8 a volta de Jesus

A vinda do Senhor Jesus, o noivo, não acontecerá em um tempo de calma e comodismo (Mateus 24:36-51). Em outras palavras, se dará em um tempo que a igreja (noiva) estará sendo provada, onde muitos estão desatentos.

Em suma, é neste momento do “meio-dia” (Cantares 2.7) que a noiva precisa ter a revelação, o mistério e um olhar de fé para o noivo Jesus, e discernir os sinais que estão ocorrendo. A noiva precisa está alerta para o momento profético. Ela precisa enxerga o noivo que vem “saltando e pulando” e vai arrebatá-la no período de provas.

Por fim, neste tempo muitos crentes fiéis vão ser arrebatados, enfermos, desempregados, perseguidos, traídos, solitários, outros com muitos outros fardos (Livro de Romanos 8:39).

O noivo voltará e nenhuma luta ou empecilho impedirá a noiva de entrar no “banquete do noivo” (Cantares 2.4) (sua glória).

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