Quem era a Sunamita na Bíblia

Quem era a Sunamita na bíblia? As mulheres de Suna nas Escrituras bíblicas.

Em primeiro lugar, a Sunamita é uma mulher natural de Suném, cujo filho foi ressuscitado por Eliseu, é mencionada em 2 Reis 4:8-37. Mais tarde, Eliseu interveio para ajudá-la a recuperar sua propriedade em 2 Reis 8:1-6.

Outra mulher de Suném, chamada Abisague, era uma jovem bonita que cuidou de Davi em seu veículo, como mencionado em 1 Reis 1:3,15. No entanto, o amor de Adonias por ela acabou por levar à sua própria destruição em 1 Reis 2:17 e seguintes.

Sunamita na Bíblia
Olhar da Sunamita na Bíblia

De Onde Era a Sunamita — História e Localização de Suném

Foi registrada a existência de uma cidade chamada Suném no território em que era destinado à tribo de Issacar (conforme descrito em Josué 19.18). Os cananeus habitavam tal cidade, e os registros egípcios de Tutmósis III e as cartas Amarna a mencionam como Shunama.

Foi nessa cidade que os filisteus acamparam antes da última batalha contra Saul em Gilboa, como narrado em 1 Samuel 28.4. Suném também é conhecido como o local onde Eliseu restaurou à vida o filho de uma mulher, conforme descrito em 2 Reis 4.8-37.

A cidade também foi o lar de Abisague, ama de Davi em sua velhice, conforme mencionado em 1 Reis 1.3,15, e possivelmente da sulamita (ou sunamita) mencionado em Cantares 6.13.

Atualmente, identifica-se Suném como a cidade moderna de Solem, situada no declive sudoeste do outeiro de Moré, oferecendo vista para o vale de Jezreel.

Sulamita e Sunamita na Bíblia

Acima de tudo, um título utilizado para a referência à jovem, com um papel de destaque em Cantares de Salomão (Catares 6.13) é conhecido como “sulamita”. Além disso, esse termo é frequentemente considerado equivalente a “sunamita”, a qual é uma mulher da cidade de Suném.

É provável que Salomão tenha usado o termo “sulamita” devido à vinda de mulheres bonitas da cidade natal (conforme 1 Reis 1.3). Também é possível que “sulamita” seja a forma feminina de “Salomão” e que se refira à noiva em seu papel de honra como princesa e companheira do noivo, a qual é o rei.

Frequentemente, identifica-se a mulher mencionada em Cantares 6:13 como a ‘sulamita’ como sendo de Suném, pois a troca de letras ‘l’ por ‘n’ era comum na antiguidade

Geazi a Sunamita e Eliseu

Em suma, o livro de 2 Reis relata que Geazi, um dos discípulos de Eliseu, sugeriu que Deus deveria recompensar a generosidade e hospitalidade da sunamita com um filho.

Mais tarde, quando uma criança da sunamita faleceu, Geazi carregou o bordão de Eliseu e colocou sobre o rosto da criança para ressuscitá-la. (2 Reis 4:8-37).

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