Pregos de Prata Cantares 1:11

Pregos de prata em cantares capítulo 1:11, significado, expressão e referências bíblicas e históricas.

Cantares 1:11 — “Enfeites de ouro (colares e brincos) te faremos, com pregos (incrustações) de prata”.

Pregos de Prata Cantares 1:11
Pregos de Prata Cantares 1:11

Qual o Significado de pregos na bíblia?

Em hebraico (masmer): prego comum do carpinteiro.

Significado de pregos em grego (helos): prego usado para pregar o Senhor Jesus Cristo na cruz.

O que são pregos de prata em cantares?

Em outras palavras, a expressão “pregos de prata” em Cantares 1:11 no Antigo Testamento não condiz com a forma literal dos pregos que levantaram Jesus na cruz.
São duas coisas totalmente diferentes, que descrevemos agora, por exemplo:

Em primeiro lugar, os pregos da crucificação de Jesus: eram pregos com uma ponta de ferro forte e grande, com 12,5 a 17,5 centímetros de comprimento.

Em segundo lugar, os pregos de prata em cantares: eram incrustações de prata para prender pedras preciosas, como os enfeites da noiva em cantares de salomão.

Termo incrustação: Ornamento constituído por uma peça em que se introduziram pedaços de outro material; embutido.

Noiva com Enfeites de Ouro e Pregos de Prata

Em suma, quando Abraão enviou um servo à terra de Labão para buscar uma esposa para Isaque, ele lançou um olhar ganancioso para os anéis e braceletes de ouro concedidos como presentes a sua irmã Rebeca.

Qual o significado de ouro na bíblia?

O ouro é citado muitas vezes na Bíblia, onde pelo menos 6 modos foram usados no hebraico, além de adjetivos que lhe atribuíam uma qualificação, por exemplo:

  • zahab (mais de 360 vezes).
  • beser (Jó 22.24,25).
  • harus (“ouro fino”. Provérbios 3.14; Zacarias 9.3).
  • ketem (“ouro fino”, Jó 31.24. Provérbios 25.12. Lamentações 4.1; Daniel 10.5; ouro puro Jó 28).
  • s’gor (Jó 28.15).
  • paz (“ouro fino”, 9 vezes).

Ouro e prata no reinado de Salomão

No reinado de Salomão, a prata era uma mercadoria valiosa e amplamente utilizada como moeda e em trocas comerciais. A Bíblia descreve que Salomão tinha uma grande riqueza de prata, que ele usava para financiar seus projetos de construção, incluindo o Templo de Jerusalém.

Por exemplo, no livro de 1 Reis, capítulo 10, versículo 21, é dito que “O rei [Salomão] possuía uma frota de Társis que navegavam com os navios de Hirão. Uma vez a cada três anos os navios de Társis traziam ouro, prata, marfim, macacos e pavões.” Além disso, a Bíblia descreve que Salomão inveja suas caravanas de comércio para adquirir prata de outros reinos, como o Egito (1 Reis 10:28).

A prata também era utilizada em objetos de culto e decoração, como utensílios do Templo de Jerusalém, que eram feitos de ouro e prata (2 Crônicas 9:20). A Bíblia também descreve que a rainha de Sabá trouxe a Salomão grandes potes de prata como um presente (1 Reis 10:14-21).

Em resumo, a prata era uma mercadoria valiosa no reinado de Salomão, amplamente utilizada como moeda e em trocas comerciais. Salomão acumulou uma grande riqueza de prata, que usou para financiar projetos de construção e adquirir outros bens. A prata também era usada em objetos de culto e decoração, como utensílios do Templo de Jerusalém.

Em suma, acredita-se que antes de 500 a.C., quando a prata se tornou mais acessível no mercado, seu valor superou o valor do ouro. Só no reino de Salomão a prata foi considerada menos valiosa (1 Reis 10.21), ao ser dito que ele fez a prata ficar tão comum quanto as pedras de Jerusalém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress