Pomba Selvagem na Bíblia

Característica da pomba selvagem na bíblia, sua história, significado, características, e relação na bíblia.

Pomba Selvagem na Bíblia
Pomba Selvagem na Bíblia

Significado de Pomba ou Rola na Bíblia

Em hebraico, pomba significa “tor; Akkad, turtu” e no grego, “trugon”. Além disso, no tempo de Salomão eram vistas pombas com plumagens em vermelho, azul e violeta, entre outras cores.

Pombas Selvagens na Bíblia

Em suma, as pombas selvagem migram para Israel na primavera (Jeremias 8.7) e despertam os animais dos arvoredos com seu canto (Catares 2.12). A pomba selvagem é menor que o pombo, porém é mais bonita. A pomba cuida de suas crias do mesmo aspecto que o pombo, regurgitando o alimento em suas bocas. O salmista Davi empregou a palavra metaforicamente como um termo de afeição, “a alma da tua pombinha” (Salmos 74.19).

Característica da Pomba na Bíblia

Era um pássaro limpo que poderia ser entregue para o sacrifício (Gênesis 15.9; Levítico 1.14; 5,7; 12.6. Números 6.10; Lucas 2.24).

Pombo ou Rola na Bíblia

No hebraico, pombo significa “yona”; já no grego, “perístera”. Rola no hebraico significa “ben yona”.

Em suma, esses dois pássaros mencionados na Bíblia parecem ser o pombo selvagem das rochas, o termo não é específico, e se aplica a quaisquer espécies de pombos pequenos.

Pomba Selvagem na Bíblia
Pomba Selvagem na Bíblia

Característica do Pombo ou Rola

Alguns têm coloração cinza prateada, com plumagem dourada e esverdeada nas asas (Salmos 68,13). Além disso, o pombo ou pomba foi aparentemente uma das primeiras aves a ser domesticada, uma vez que Noé libertou uma pomba para verificar o fim do Dilúvio (Gênesis 8,8-12). Contudo, uma variedade ainda vive em um estado semi-selvagem nos telhados de Jerusalém.

Essas aves vagueiam pelos campos, alimentam-se de ervas daninhas e retornam às suas casas ao entardecer (Isaías 60,8). A pomba era entregue como sacrifício pelos pobres e por aqueles que fizessem votos de nazireado (Levítico 5.7. Números 6.10). A pomba também era largamente afeita para alimentação no tempo bíblico.

Arrulho, Voo e Olhos da Pomba

Em primeiro lugar, o gemido ou arrulho gutural da pomba é mencionado em (Isaías 38.14; 59,11; Ezequiel 7.16; Naum 2,7).

Em segundo lugar, sua capacidade de voo é bastante conhecida na bíblia (Salmos 55.6).

Por fim, Salomão comenta a beleza dos olhos das pombas (Cantares 1.15; 4,1; 5.12). Além disso, ele também chama atenção para sua gentileza e lealdade para com o companheiro (Cantares 2.14; 5,2; 6.9).

Ninho da Pomba na Bíblia

A pomba frequentemente constrói seu ninho nas rochas e penhascos (Cantares 2.14; Jeremias 48.28). Normalmente, a pomba era vista como um símbolo de inocência (Mateus 10.16); embora em (Oseias 7.11) esteja escrito que a pomba é tola e sem entendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress