Passas e Maçã Cantares

As passas e maçã no livro de Cantares 2.5, sua história, significado, características, e relação na bíblia.

Passas e Maçã Cantares
Passas e Maçã Cantares

Tanto a maçã como as passas no livro de Cantares foram os alimentos que a amada desejou quando ela se desfalecia de amor. Sendo assim, proponho analisarmos esses dois frutos, tão importantes no livro de Cantares.

Significado de Maçã em Cantares

Em hebraico, maçã significa “tappuah”. Além disso, a palavra “maçã” é vista quatro vezes no livro de Cantares.

Em suma, o significado literal da palavra “תפוח” (tapuach) em hebraico é simplesmente “maçã”, referindo-se à fruta. Porém, na cultura e tradição judaica, a maçã tem vários significados simbólicos e associados a histórias religiosas, como, por exemplo, a maçã que Eva comeu do Jardim do Éden, que simboliza a queda do homem. Em outras ocasiões, a maçã pode ser associada à beleza, amor, fertilidade e felicidade.

A macieira não estava entre as mais notáveis frutas da terra nos tempos de Salomão. Porém, o seu aroma comparou-se ao cheiro da respiração da noiva (Cantares 7.8). Além disso, era costume na época trazer uma maçã à noiva no dia do casamento. Em Cantares, a macieira não somente dá frutos comestíveis e perfumados, mas oferece sombra para o descanso e o aroma dos frutos exala no ar. (Cantares 2.3).

Embora atualmente a Palestina está apresentando maçãs excelentes, a maioria dos estudiosos aceita que hoje em dia a maçã não representa a fruta conhecida como “tappuah” ou maçã em hebraico, nos tempos de Salomão.

Floração da Maçã na Bíblia

Em suma, habitualmente, as macieiras iniciam os frutos ao fim de 3 a 5 anos e alcançando a maior produtividade entre 10 e 20 anos, podendo frutificar até os 50 anos. A floração da macieira vem com a primavera.

Acima de tudo, as frutas descritas como “maçãs de ouro em salvas de prata” em (Provérbios 25,11) tem grande apreço devido a sua fragrância (Cantares 7.8). Essa deliciosa fruta (Cantares 2.5) ainda é tem o nome de “maçã dourada” no grego. Por fim, a macieira tem uma altura de 7 a 12 metros, e sua folhagem é densa e se esparrama pelos galhos (Cantares 2.3; 8,5; Joel 1.12).

As Uvas Passas Cantares 2.5

Significado de passas na Bíblia

Em hebraico, passas significa “simmuquim”. Além disso, esse alimento era uma das provisões favoritas dos viajantes nos tempos bíblicos (1 Samuel 25.18; 30,12; 2 Samuel 16.1) pelo fato de se transportar facilmente sem se deteriorar com as longas jornadas (1 Crônicas 12.40).

Como as Passas eram Preparadas?

Em suma, as uvas transformavam-se em passas mergulhando todo o cacho de uva em óleo e água. Logo depois, postas no sol, assim o calor do sol e o tempo faziam o trabalho de secagem.

O Que era Passas na Bíblia?

As passas são frutas secas feitas a partir de uvas, que eram comuns na época bíblica. As uvas foram colhidas e secas ao sol para a água evaporar, deixando para trás a fruta seca e açucarada.

O que era passas na bíblia?
O que era passas na bíblia?

As passagens são vistas em várias passagens da Bíblia, incluindo:

  • 1 Samuel 25:18, onde Davi pede a Abigail para compartilhar suas provisões, que incluem passagens.
  • 2 Samuel 16:1-2, onde Ziba traz passagens e outros presentes para Davi quando ele foge de Jerusalém durante a rebelião de Absalão.
  • Jeremias 31:29 adverte as pessoas de que “os pais comeram uvas verdes e isso embotou os dentes dos filhos”, fazendo referência à tradição de secar as uvas ao sol para passar.

Por fim, um alimento comum devido à sua doçura e à eficácia de seu armazenamento por longos períodos. Elas eram frequentemente vistas em pães, bolos, doces e outros pratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress