Parábola da Grande Ceia

A Parábola da Grande Ceia é uma história contada por Jesus na Bíblia, especificamente no Evangelho de Lucas 14:15-24, no Novo Testamento. Nessa história, um homem preparou uma grande ceia e contou com muitas pessoas para participar, mas todos deram desculpas e não quiseram comparecer.

Então, o homem mandou seu servo convidar pessoas pobres, cegas, mancas e coxas, que foram gratas e aceitaram o convite. No final, o homem ficou indignado com aqueles que recusaram o convite, e disse que nenhum deles iria provar a sua ceia.

Parábola da Grande Ceia
Parábola da Grande Ceia

A parábola tem um significado mais profundo, e é uma ilustração do convite de Deus para a salvação. As pessoas inicialmente convidadas para a ceia representam aqueles que foram convidados para o Reino de Deus, mas que o recusaram, seja por motivos mundanos, preocupações terrenas ou simplesmente desinteresse.

Por outro lado, as pessoas pobres, cegas, mancas e coxas representam aqueles que foram considerados excluídos da sociedade, mas que aceitaram o convite de Deus e foram recebidos com alegria. A parábola ensina que Deus não escolhe as pessoas com base em sua posição social, riqueza ou status, mas sim com base em sua fé e disposição para aceitar o convite de Deus.

No final, a parábola adverte que aqueles que recusam o convite de Deus não terão acesso ao Reino dos Céus, enquanto aqueles que aceitarem serão reconhecidos e recebidos com amor e alegria.

As 3 Desculpas da Parábola da Grande Ceia

Nessa parte da parábola, o anfitrião da ceia envia seu servo para convidar várias pessoas para participar do banquete. No entanto, cada uma das pessoas convidadas oferece uma desculpa diferente para não ter comparecido.

Comprei um Campo, e Importa-me ir Vê-lo

Representa aqueles que estão ocupados com questões materiais e se preocupam mais com as coisas deste mundo do que com o chamado de Deus. Ou seja, o campo do interesse do homem nas coisas do mundo.

Comprei Cinco Juntas de Bois, vou Experimentá-los

O segundo convidado, que precisa experimentar suas juntas de bois, representa aqueles que estão preocupados com o sucesso em seus negócios ou carreiras. Além disso, representa os poderes dobrados que prendem o homem ao chão.

Casei, e, Portanto, não Posso ir

O terceiro convidado, que acabou de se casar, representa aqueles que estão envolvidos com seus parentes pessoais. Ou seja, o homem comprometido com a carne, e com o mundo.

A parábola adverte que, se nos concentrarmos demais em coisas mundanas e não seguirmos o chamado de Deus, podemos acabar perdendo a oportunidade de estar com ele e experimentar sua bênção em nossas vidas. É importante lembrar que, em última análise, a nossa prioridade deve ser buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça (Mateus 6:33).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress