Os 3 Tipos de Cedro na Bíblia

Os 3 tipos de cedro na bíblia, sua história, região de cultivo, seu comércio e uso na bíblia.

Cantares 1.17varandas… cipreste”. No Antigo Testamento.

Como é a madeira do cedro do Líbano?

O cedro é uma madeira de cor vermelho-escuro e não tem nenhum nó. Além disso, essa madeira não é apenas perfumada e maravilhosa; é quase indestrutível.

Trave ou viga de Cedro

A trave ou viga, palavra para traduzir vários termos em hebraico e grego que se referem a grandes vigas na construção, tetos e telhados de edifícios. (1 Reis 6.9; 7.2,3; 2 Reis 6.2,5).

Em outras palavras, a palavra trave ou viga também se refere a uma grande barra cujo arqueamento poderia ocorrer indistintamente, que chamamos de “eixo do tecelão”. (Juízes 16.14; 1 Samuel 17.7; 1 Crônicas 11.23).

Em suma, um vigamento de traves de madeira para fortalecer um muro sobre um alicerce de pedras para mantê-lo firme caso acontecessem terremotos. Além disso, essa palavra foi dita por Jesus no sentido figurado como um argueiro ou partícula (Mateus 7.3).

Significado da Palavra Cedro na Bíblia

O nome cedro em hebraico significa “Erez”. Essa palavra hebraica refere-se a uma árvore forte e firmemente enraizada.

Existem 2 ou 3 tipos de cedro na bíblia, ou seja, árvores diferentes que se identificam com o cedro devido à variedade de contextos em que essa palavra se aplica.

Cedro do junípero
Cedro do junípero

O verdadeiro cedro não cresce no deserto do Sinai. Por isso, sugere-se que o cedro usado para a purificação (Números 19.6; Levítico 14.4,6, 49,5) era o junípero de fruta marrom.

São árvores de crescimento lento com a forma de um arbusto frondoso, medindo de 5 a 6,5 metros de altura, muito comum nos penhascos das montanhas não cultivadas, como também nos desertos da Palestina e da Síria.

Cedro de Sândalo

Cedro de sândalo
Cedro de sândalo

Acreditava-se que as “árvores de sândalo… junto às águas” de (Números 24.6) não fossem cedros porque geralmente eles não crescem nas proximidades da água, e não foi feita nenhuma identificação.

O cedro do Líbano

Cedro na Bíblia
Cedro na Bíblia

O cedro, geralmente dito, é o cedro do Líbano (Salmos 29.5), o grande Cedrus libani, uma das árvores mais belas e nobres de todas as árvores que existem. Além disso, os cedros são árvores gigantescas que crescem até 40 metros de altura ou mais, formando uma circunferência que chega a medir até 13 metros de diâmetro.

Aparência do cedro do Líbano

Em suma, os cedros do Líbano têm o formato de um domo, com ramos longos e copados, suas folhas parecem em forma de agulha, e as frutas são cônicas até 8 a 12 centímetros de comprimento.

Fim do cedro do Líbano

As grandes plantações de cedro que antigamente cobriam o Líbano, desapareceram, pois Tiro era o mercado que fornecia madeiras para todo o mundo da Antiguidade.

Entretanto, a pior devastação de cedro do Líbano ocorreu durante o domínio turco, que iniciou no ano (1516 d.C.). Além disso, durante a 1 Guerra Mundial as árvores foram cortadas para fornecer combustível para os fornos de aço e locomotivas.

Por fim, existem algumas árvores de cedro que cresceram nas encostas, uma plantação de 400 árvores cujas idades variam entre 200 a 1.000 anos.

Como era usado o cedro do Líbano na bíblia?

Muito se utilizava o cedro na construção de navios (Ezequiel 27.5), na fabricação de ídolos (Isaías 44,14), nos palácios (2 Samuel 5.11) e edifícios. Menciona-se o cedro especialmente na construção do Templo e do palácio de Salomão (1 Reis 5.5-10; 6.9-20,36; 7.1-12).

A majestade do cedro é usada muitas vezes nas Escrituras como símbolo de longevidade, dignidade terrena e poder. (2 Crônicas 25.18. Salmos 92.12; Isaías 2.13; Ezequiel 17.22,23; 31.3-18).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress