O Corpo de Cristo na Bíblia Cristã

O Corpo de Cristo na Bíblia Cristã é uma imagem poderosa que representa a unidade e interdependência de todos os servos na igreja de Jesus Cristo.

Sendo o Corpo de Cristo e sua Importância para a Salvação na Bíblia Cristã

O corpo humano preparado para o Filho de Deus é essencial para a nossa salvação (Hebreus 10.5). Na encarnação, o Verbo se tornou carne (João 1.14 e 1 João 4.2), assumindo um corpo humano real (Hebreus 2.14-16 e 10,20). Assim, Ele é o perfeito Sumo Sacerdote (Hebreus 2.17-3,1 e 4.14-5.10) e o substituto perfeito (Hebreus 9.12-14, 26–28 com 1 Pedro 2.24).

A Ressurreição do Corpo de Cristo e a Promessa para os Crentes

A transformação do Seu próprio corpo na ressurreição é um protótipo e garantia de uma ressurreição semelhante do corpo de cada servo (Felipenses 3.21 e 1 Colossenses 15).

O Corpo de Cristo e a Ceia do Senhor

O pão partido e indicado para ser comido na Ceia do Senhor representa o corpo de Cristo, que foi ferido e açoitado para que fôssemos sarados (Isaías 53.4,5 e Mateus 8.17 com 1 Pedro 2.24). Quando Cristo disse as palavras “Isto é o meu corpo” (Mateus 26,26), Paulo estava se referindo ao pão que representa Seu corpo.

O Corpo de Cristo na Bíblia Cristã
O Corpo de Cristo na Bíblia

A Metáfora do Corpo Humano na Igreja

Em 1 Coríntios 12, Paulo usou uma bela imagem do corpo humano com suas partes para descrever a unidade dos servos na igreja de Jesus Cristo (Gálatas1 3.27). A igreja é metaforicamente o corpo de Cristo em relação à sua autoridade (Efésios 1.22).

A Função dos Servos como Corpo de Cristo na Bíblia

Em suma, todos os crentes (servos) têm o Espírito Santo habitando dentro de si em referência a esse corpo único, com acesso ao batismo neste precioso Espírito (1 Colossenses 12.13). Além disso, cada crente recebe dons espirituais em particular para servir neste corpo, preenchendo funções muito necessárias em relação aos outros membros do corpo. Deus determina essa função de acordo com seu próprio plano e vontade.

A Importância do pleno Conhecimento do Corpo Espiritual para a Igreja

Por fim, compreender plenamente a figura do corpo espiritual é essencial para ter uma igreja bem-sucedida e eficiente, expressando a vida, ministrações e ordem da igreja. Para obter mais informações, consulte os tópicos Igreja, Cabeça da Igreja e Dons Espirituais.

A Igreja Como Sendo o Corpo de Cristo

O conceito da Igreja como sendo o Corpo de Cristo é uma metáfora profunda, sendo os membros da igreja os elementos e membros desse corpo, no Novo Testamento, oferecendo uma visão única sobre a natureza e o propósito da Igreja. Esta analogia não reflete apenas a unidade e a diversidade na Igreja, mas também destaca sua relação íntima com Cristo.

Por fim, no Novo Testamento, a expressão Corpo de Cristo é utilizada de maneira figurativa para descrever a Igreja em sua totalidade. Essa metáfora está claramente articulada em várias passagens da bíblia, sendo algumas delas:

  • 1 Coríntios 12:21: Aqui, Paulo usa o corpo humano como uma analogia para ilustrar como os membros da Igreja são interdependentes.
  • Efésios 1:22-23: Esses versículos revelam que Cristo é a cabeça do corpo, a Igreja, a qual é o seu complemento, a plenitude daquela que enche tudo em todos.
  • Colossenses 1:24: Paulo fala sobre seus sofrimentos pela Igreja, que ele considera como parte do Corpo de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress