Gazelas do Campo Cantares

Gazelas do campo em Cantares, sua história, significado, características, e relação na bíblia.

Significado de gazela

Em hebraico, gazela significa “sebi” ou “sebaim”. No grego, “dorkas”. Além disso, algumas traduções da bíblia inglesa referem-se a esse nome como “cabrito-montês”.

Gazelas do Campo Cantares
Gazelas do Campo Cantares

Gazela, Significado Bíblico

Em primeiro lugar, na bíblia, a gazela é frequentemente mencionada como um animal ágil e veloz, simbolizando a velocidade, a beleza e a agilidade. A gazela é uma espécie de antílope sendo encontrada nas regiões montanhosas e desérticas do Oriente Médio.

Em algumas passagens bíblicas, segue-se a gazela como um animal perseguido e caçado, simbolizando a perseguição e o sofrimento dos justos. Por exemplo, em Salmos 42:1, o salmista compara sua sede por Deus com a sede da gazela por água fresca em um lugar árido.

Outras passagens bíblicas mencionam a gazela como um animal de beleza e graciosidade, simbolizando a beleza e a graça dos justos. Por exemplo, em 2 Samuel 2:18, o guerreiro Abner elogia a bravura de Asael, irmão de Joabe, dizendo: “A tua alma é boa para comigo, como a alma de meu irmão Joabe; e tu és valente como ele; e é de admirar que não te tenhas posto à frente dos capitães de Joabe?”. E continua dizendo: “Porque, vivendo Joabe, não sairia daí ninguém tão veloz como tu a correr atrás de uma gazela.”

Em resumo, a gazela na Bíblia pode simbolizar tanto a paixão e o sofrimento dos justos quanto a beleza e a graça daqueles que buscam a Deus.

Gazelas do Campo Cantares

Em suma, a gazela é um antílope pequeno, elegante e gracioso com chifres arqueados. São notáveis por sua alta velocidade (2 Samuel 2.18; 1 Crônicas 12.8; provérbios 6.5). Além disso, existem duas espécies de gazelas na Palestina: a gazela dorcas e a gazela árabe.

Gazela dorcas: pelagem castanha claro, com 53 a 56 cm de altura.

Gazela árabe: pelagem castanha escuro, com 61 a 63,5 cm de altura, macho e fêmea têm chifres ocos.

Gazelas na Bíblia

Nos tempos bíblicos, a gazela era provavelmente o animal de caça mais cobiçado pelos judeus (Provérbios 6.5; Isaías 13.14).
Não poderiam ser empregues para a oferta judaica, mas poderiam ser um alimento (Deuteronômio 12.15,22; 14,5; 15.22).
Diz-se que a gazela ornou a mesa de Salomão (1 Reis 4.23). A gazela também é vista em (Cantares 2.7; 4,5 e 7,3) com as cervas do campo.

Nomes Relacionados a Gazela na Bíblia

Em primeiro lugar, Asael (um dos 3 filhos de Zeruia), comandante do exército do rei Davi, ficou famoso por ser ligeiro de pés, “como as gazelas do campo”.

Em segundo lugar, Poquerete, chefe de uma família. No hebraico, o termo “pokereth” aparece com “sebaim” que significa gazelas. Esse nome significa “prendedor de gazelas”.

Como viviam as gazelas

Os rebanhos de gazelas, de modo geral, consistem em seis a dez animais, mas rebanhos maiores juntam-se e migram no outono para regiões mais baixas e com novas pastagens.

Gazelas na história

As gazelas formavam uma parte importante para os primeiros habitantes de Jericó. A gazela dorcas, por exemplo, pode ter sido domesticada e mantida da mesma maneira que as cabras. Além disso, na história, as gazelas eram como animais domésticos no Antigo Reino do Egito.

Por fim, atualmente, rebanhos de gazelas são vistos nas altitudes do Neguebe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress