Explicação de Alma na Bíblia

Este texto faz a explicação de alma na bíblia, por exemplo, trata da palavra “entregar o espírito”. A ideia é de que alguém solte a praticante, exale pela última vez e expire, o que é descrito por diversas palavras hebraicas e gregas diferentes. Em Jeremias 15.9, a expressão literal hebraica é “ela expirou a sua vida (ou alma)”, semelhante a Jó 11.20, “o expirar da alma”.

Alma na Bíblia
Alma na Bíblia

No relato da crucificação de Jesus, é assente que Ele “entregou o espírito” (Mateus 27.50), “deu o seu último suspiro” (Marcos 15.36,39) ou “entregou o espírito” (João 19.30).

Significado da Palavra Alma na Bíblia

No Antigo Testamento, a palavra “alma” é frequentemente usada para traduzir a palavra hebraica “nephesh”, que também pode ser traduzida como “vida” e outras palavras como “pessoa”, “si”, “criatura” e assim por diante. A palavra “nephesh” aparece 756 vezes nos originais hebraicos. Essa palavra também existe em outras línguas semíticas e dialetos, incluindo o ugarítico, para designar a pessoa, vida e provavelmente a atletas.

O Sentido da Palavra Nephesh (alma)

Em seu sentido mais comum, a palavra alma significa “o próprio ser humano” ou “indivíduo”. Ela é frequentemente usada como pronome reflexivo, como, por exemplo, em “um rebelde em Israel justificou a si” (Jeremias 3:11) ou “setenta indivíduos” (Deuteronômio 10:22).

Existem vários outros exemplos nas quais a palavra é usada para se referir aos apetites e desejos do indivíduo, como em “conforme todo desejo da tua alma, comerás…” (Deuteronômio 12:20) e “minha alma chorará” (Jeremias 13,17). No passado, a palavra “alma” era mais comumente usada do que hoje para se referir a um “indivíduo”.

Um conceito mais básico da palavra alma é “vida” ou “ser vivo”. Por exemplo, em Êxodo 21:23, encontramos a expressão “vida por vida”. Dessa forma, a palavra é usada para caracterizar a pessoa como um ser vivo.

Alma na bíblia

No entanto, em Números 6:6, a palavra é usada para se referir ao corpo de uma pessoa morta. Além disso, ocasionalmente, ela é aplicada à vida de animais, como na frase “a alma da carne está no sangue” (Levítico 17:11). Em algumas frases, ela pode significar simplesmente “vida”, como em “saindo-se-lhe a alma” (Gênesis 35:18) e “a alma do menino tornou-se a entrar nele” (1 Reis 17:22).

Explicação de Alma na Bíblia
Explicação de Alma na Bíblia

A palavra alma também é às vezes usada para se referir à parte não material do homem. No entanto, em algumas passagens, ela não equivale à “alma” no sentido teológico.

Explicação de alma na bíblia no Antigo Testamento

Apesar disso, o Antigo Testamento ensina que os crentes estão na presença de Deus no presente e que serão ressuscitados em glória no futuro. Esse ensinamento é transmitido através dos exemplos de Enoque e Elias e de referências como Isaías 25:8 e 26:19. Essa é outra maneira nos quais a palavra alma é usada.

O uso da palavra alma no Antigo Testamento tem continuidade no Novo Testamento, em certa medida, através da palavra grega psycho. Em Atos 27:37, é mencionado que o barco em que Paulo viajava tinha a bordo 276 “almas”.

No Evangelho de Marcos 3:4, o Senhor Jesus perguntou se era lícito, no sábado, “salvar a vida ou matar”. Embora a palavra “vida” seja utilizada, se é que já foi utilizada, referindo-se à vida animal, o Novo Testamento a utiliza em referência à parte não material do homem.

Alma no Corpo

Por exemplo, em Mateus 10:28, é mencionado que os homens podem matar o “corpo”, mas não podem matar a “alma”. Além disso, Pedro também faz referência aos desejos que “combatem contra a alma” em 1 Pedro 2:11, e em Apocalipse 6:9, João viu no céu as “almas” dos mártires.

Normalmente, diz-se que o homem tem um corpo e uma alma, mas há outra visão que o chama de tripartido, com corpo, alma e espírito.

plugins premium WordPress