Cervos e Gamo na Bíblia

Cervos e gamo na bíblia, sua história, significado, características, e relação na bíblia.

Significado de Gamo na Bíblia

Em hebraico, gamo significa “dishort”. Cantares 2:7 “… pelas gazelas e cervas…”. Cantares 2:9 “… semelhante ao gamo…”.

O gamo é um animal muito gracioso e notável na natureza. Além disso, eles vivem nas regiões de planícies áridas e nos desertos, mas da mesma forma, são vistos em encostas de rochedos e nas florestas de mata fechada. Portanto, eles são alerta, cautelosos, com visão aguçada.

Cervos e Gamo na Bíblia
Cervos e Gamo na Bíblia

Em suma, os cervos eram vistos como animais limpos (Deuteronômio 12.15,22; 14.5). Apenas os machos têm galhadas. As galhadas dos machos, por exemplo, crescem anualmente e são sólidas; isto distingue o cervo do antílope e da gazela.

Três raças de cervos na Palestina

  • O cervo vermelho, “Cervus elaphus”.
  • O gamo persa, “Dama mesopotâmica”.
  • O cabrito-montês, “Capreolus capreolus”.

O cervo vermelho

Os cervos vermelhos pastam (lamentação 1.6) pela manhã e no final da tarde. Em suma, esse cervo era célebre por seus saltos (Isaías 35.6) e por sua agilidade segura de suas patas nas montanhas (Salmos 18.33; livro de Cantares 2.8,9,17; 8,14; Habacuque 3.19). A sua sede era evidente quando perseguido por leões nos montes assírios (Salmos 42.1).

O cervo vermelho
O cervo vermelho

Significado de Cervo Vermelho na Bíblia

Em hebraico, cervo vermelho significa “ayyal — macho” e “ayyala — fêmea”. Além disso, eles têm aproximadamente 1,32 m de altura.

O Gamo Persa

O gamo persa (1 Reis 4.23) pode agora estar extinto. Em suma, suas galhadas eram achatadas e palmípedes. Além disso, o gamo persa deslocava-se em pequenos grupos, alimentando-se, normalmente, de relva pela manhã e à noite.

Cabrito-montês

Acima de tudo, o cabrito-montês é um animal pequeno e gracioso, marrom avermelhado escuro no verão e cinza amarelado no inverno.

Significado de Cabrito-montês na Bíblia

Em hebraico, cabrito-montês significa “yahmur”.

Característica do Cervo Montês

Suas galhadas possuem 30 cm de comprimento com três pontas. Além disso, o montês prefere vales esparsamente arborizados e os declives mais baixos das regiões montanhosas, pastando em territórios abertos. Os cabritos monteses geralmente se relacionam em grupos familiares da corça e suas crias.

Eles são muito tímidos, porém muito curiosos. Quando perseguido, o cabrito-montês ou (cervo montês) late como um cachorro, assim distraindo seu predador. Além disso, são formidáveis nadadores com todos os sentidos bem desenvolvidos.

Por fim, tanto os cervos como o gamo na bíblia foram descritos (Cantares 2.7-9), em uma relação de conversa entre o noivo e a noiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress