A Figueira Deu Os Seus Figuinhos

A figueira deu os seus figuinhos, sua história, significado, características, e relação na bíblia.

(Cantares 2.13) no antigo testamento “… figueira já… seus figuinhos…”.

A Figueira Deu Os Seus Figuinhos
A Figueira e Figuinhos

Significado de Figueira Figos e Figuinhos

Em hebraico figueira “te’ena”. Em grego “syke”. A figueira era uma das árvores mais valiosas e amadas dos tempos bíblicos.

No grego “sykon” (Mateus 7.16; Lucas 6.44; Tiago 3.12), a principal colheita de uma árvore sadia.

Em hebraico, figuinhos significa “paggim”, (Catares 2.13) “verdes” ou “temporões”. No grego “olynthoi”, (Apocalipse 6.13).

Figueira e figos na bíblia

Em suma, a figueira foi à primeira árvore frutífera a ser vista na Bíblia (Gênesis 3.7), e apresenta-se muitas vezes até (Apocalipse 6.13). Além disso, a figueira não é uma árvore alta, com cerca de 8 metros de altura, e com uma copa muito grande. Ela era extremamente notável pela densa sombra de suas folhas (1 Reis 4.25; Malaquias 4,4; João 1.48, 50).

Fruto da figueira

Apreciava-se sua fruta, assim como hoje, fresca ou seca, muitas vezes introduzida em bolos e vendida comercialmente (Neemias 13.15). O xarope de figo ainda é ousado como purgativo, enquanto o emplastro de figo era um remédio muito popular (2 Reis 20.7). Essa linda árvore oferece duas e até três safras anuais.

Ao chegar o final do mês de março, aparecem os novos rebentos das folhas e, ao mesmo tempo, e até antes, pequeninos figuinhos começam a crescer na junção entre o galho antigo e as folhas novas.

Os Figuinhos da figueira

Figuinhos são chamados na síria de “taqsh” eles crescem até o tamanho de uma cereja, mas são derrubados no chão por qualquer vento que comece a soprar (Isaías 34.4). Além disso, são uma deliciosa iguaria.

Os primeiros figos da figueira

Na árvore os figos amadurecem e colhem-se no mês de junho, “os primeiros figos maduros” em hebraico “bikura”. (Isaías 28.4; Jeremias 24.2; Oseias 9.10; Miqueias 7.11; Naum 3.12). Os sarracenos lhes dão o nome de dafur e apreciam-se os figos devido a seu delicado sabor.

Figos do Inverno e Verão

Enquanto os figos do inverno estão amadurecendo, os rebentos da segunda colheita começam a aparecer nos ramos novos do ano em curso. São os figos do verão ou do outono o “te’ena”, colhidos em agosto ou setembro (Jeremias 8.13; 24.1-8; livro de Números 13.23). Sem dúvida, os figos foram incluídos na cesta de frutos do verão de Amós (Amós 8.1-2).

Figueiras, Prosperidade e Destruição

Essa árvore tão valiosa era intensamente cultivada e tomou-se o emblema da segurança e da prosperidade na bíblia (1 Reis 4.25; Isaías 36.16: Zacarias 3.10). Por outro lado, a falta dos figos ou a destruição dessa árvore era vista como uma completa desgraça (Oseias 2.12; Joel 1.7,12; Habacuque 3.17).

Figos Verdes da Figueira

O fato da figueira produzir figos verdes ao mesmo tempo, e até antes das folhas (no início de abril, época da Páscoa) deu sentido à maldição proferida pelo Senhor Jesus contra a figueira que, pelas suas folhas, havia dado a promessa de um fruto, mas deixou de produzi-lo (Mateus 21.18-21).

A aplicação desse incidente à própria falta de Israel em relação a produzir frutos para o Deus Eterno, seria naturalmente vista pelos discípulos, pois o figo havia sido utilizado, mais de uma vez, como símbolo dessa nação. (Isaías 34.4; Jeremias 24.1-8; Oseias 9.10; Lucas 13.6-9).

A figueira Adão e Eva

Talvez pelo episódio histórico de Adão e Eva terem procurado cobrir sua nudez com folhas de figueira (Gênesis 3.7), alguns costumes afirmam que o figo era a fruta proibida do Éden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress